terça-feira, 16 de abril de 2013

RESUMO DO LIVRO IVANHOÉ




Ivanhoé é um romance do escritor escocês Walter Scott, publicado em 1820. Narra a luta entre saxões e normandos e as intrigas de João sem Terra para destronar Ricardo Coração de Leão. É considerado o primeiro romance histórico do romantismo. A obra surgiu num momento em que se procurava exaltar o nacionalismo, e obteve tamanho sucesso que seu autor foi agraciado com título nobiliárquico. Nele os valores da cavalaria medieval são enaltecidos, assim como o heroísmo inglês.
A história se passa cerca de cem anos após a Batalha de Hastings, que deu a vitória dos normandos sobre os saxões na Inglaterra. O bravo e respeitado Rei Ricardo da Inglaterra é feito prisioneiro enquanto estava em combate com os cruzados na Terra Santa. Na sua ausência, os nobres reduzem seus vizinhos mais fracos à condição de simples arrendatários, com a tolerância do Príncipe João, irmão de Ricardo, que ambiciona se apossar do trono.
O nobre saxão Cedric, pai de Ivanhoé, é um ferrenho defensor da herança e dos direitos dos saxões. Ele expulsa seu filho de casa quando descobre que ele se apaixonou por Lady Rowena, sua pupila. Cedric esperava casá-la com Athelstane, formando assim uma poderosa aliança entre os saxões. Ivanhoé parte para lutar com o Rei Ricardo no estrangeiro, e muito mais tarde reaparece como o vencedor mascarado de um torneio de cavalaria. Ele é ferido durante o torneio, mas os judeus Isaac e sua filha Rebeca o levam com eles. Rebeca conhece a arte de curar e cuida carinhosamente de Ivanhoé. Ela também se apaixona por ele, mas resiste aos seus impulsos.
Entre os homens do Príncipe João estão Maurício DeBracy, Reginaldo Testa-de-Boi e Brian de Bois-Guilbert. DeBracy deseja Lady Rowena, e ele e seus homens a capturam, juntamente com sua família, os judeus e o ferido Ivanhoé. Como Bois-Guilbert está interessado em Rebeca, ele ajuda DeBracy no seu pérfido ataque. Ele levam os prisioneiros para o castelo de Testa-de-Boi.
O Rei Ricardo também aparece no torneio, disfarçado como um pobre cavaleiro. Ele se encontra com Frei Tuck e os homens de Robin Hood, e os ajuda no seu plano de tomar o castelo e libertar os prisioneiros. Eles conquistam o castelo, que um velho inimigo de Testa-de-Boi queima completamente. Testa-de-Boi morre, DeBracy é aprisionado e Bois-Guilbert foge com Rebeca. Durante uma briga por causa de Rebeca (que ele toma por Rowena por engano), Athelstane é morto.
Bois-Guilbert é membro da ordem religiosa dos Templários, e leva Rebeca para seu quartel-general. Infelizmente, o Grão-Mestre da ordem retorna inesperadamente de uma viagem e fica furioso com o comportamento pecaminoso do templário. Ele acusa Rebeca de feitiçaria, e a condena à morte na fogueira. Sua única esperança é que um cavaleiro desafie os Templários e Bois-Guilbert, que concordou em testemunhar e combater contra a causa de Rebeca. Rebeca envia uma mensagem a Ivanhoé, que está no funeral de Athelstane. O Rei Ricardo reconcilia Ivanhoé e Cedric, e pouco depois que Cedric concorda com o casamento de Ivanhoé e Rowena, Athelstane aparece. Na verdade, ele não estava morto, mas quase foi enterrado vivo pelos padres, que estavam ansiosos pelo dinheiro do funeral. Para sorte de Ivanhoé, Athelstane não disputa Rowena a ele; ele apenas deseja felicidades ao casal. Pouco depois disso, Ivanhoé recebe a mensagem de Rebeca e parte para salvá-la.
No quartel dos Templários, Ivanhoé luta com Bois-Guilbert. O templário morre, não do combate, mas de suas próprias emoções violentas. Rebeca expressa sua gratidão para a radiante Lady Ivanhoé antes de partir com seu pai para Granada. Ivanhoé vive uma vida feliz com sua esposa, e continua a serviço do rei. Ricardo prende muitos dos homens do Príncipe João e manda executar alguns dos mais malvados. Ele nada faz a respeito do seu irmão, que eventualmente chega ao poder quando o Rei Ricardo morre em combate.

Referencias:



10 comentários:

Total de visualizações de página