segunda-feira, 15 de abril de 2013

QUESTÕES INCAS E ASTECAS

1) Os indígenas da América:
A - viviam pacificamente no interior dos grandes impérios pré-colombianos (Inca, Maia e Asteca) até a chegada dos europeus, que destruíram as comunidades indígenas e dizimaram milhões de pessoas. 
B - atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de sua história, das lutas contra a dominação dos grandes impérios pré-colombianos à resistência frente aos europeus conquistadores e aos estados independentes. 
C -  conseguiram autonomia política após as independências nacionais, pois as repúblicas hispano-americanas permitiram o retorno à vida comunitária, suprimiram os tributos e o trabalho forçado. 
D - mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa, mas foram escravizados nas regiões de colonização espanhola e inglesa, tornando-se a principal mão-de-obra na agricultura e mineração. 
E - unificaram-se atualmente em amplos movimentos de libertação que visam recuperar as formas de vida e de trabalho do período pré-colombiano e restaurar a autonomia das antigas comunidades.
2) (UFMS) Sobre os povos indígenas em Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que: 
A - os Kaiowá pertencem à família lingüística Jê e estão organizados em duas metades clânicas, denominadas “avá” e “karaí”;
B - os Kadiwéu são lingüiticamente Arawak e, assim como Terena, descendem dos antigos Xaray, também mencionados em fontes textuais coliniais como Xarayes ou Jarayes;
C - os Terana são conhecidos agricultores que somente na segunda metade do século XX migraram na região chaquenha da Bolívia e do Paraguai para o atual estado de Mato Grosso do Sul, especialmente para Serra da Maracaju;
D - os Ofayé, também conhecidos historicamente como Ofayé-Xavante, ocupam, tradicionalmente, o sul do estado e falam a mesma língua dos Ñandeva;
E - os Guató vivem na região do Pantanal, estão lingüisticamente filiados ao chamado Tronco Macro-Jê e são conhecidos como índios canoeiros.
3)  (UFMS) A respeito da história e da organização sociocultural, política e econômica dos astecas, é correto afirmar que: 
1 - antes do aparecimento do chamado Império Asteca, não existiu na Mesoamérica outro império, pois, até o século XIV da Era Cristã, prevaleceu a instauração de uma série de Cidades-Estados independentes, com estrutura social simples e igualitária;
2 - unidade social básica dos astecas era o altépetl, a comunidade aldeã que detinha a propriedade coletiva da terra, formando a base da administração e da tributação da Confederação Asteca. Também
havia o calpulli, nome dado às comunidades que constituíram os bairros de Tenochtitlán;
4 - cerca de um século depois da queda do Império Tolteca e de sua capital Tula, ocorrida no século XIII da Era Cristã, os astecas fundaram Tenochtitlán e a cidade que gradualmente passou a impor hegemonia
sobre outras Cidades-Estados. Da aliança entre Tenochtitlán e as cidades de Texcoco e Tlacopán, ocorrida na primeira metade do século XV, foi formada a confederação conhecida como Tríplice Aliança;
8 - a sociedade asteca foi um exemplo de sociedade igualitária e sem conflitos internos, na qual a economia era planejada em seus mínimos detalhes e não havia a exploração dos camponeses por parte do Estado;
16 - no cume da hierarquia asteca estava o Tlatoani, o monarca, um soberano que, por principio, era uma espécie de chefe militar das comunidades astecas.
SOMATÓRIA (____)
4) (UGF/RJ) A cultura maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s): 
A - Uruguai, Argentina e sul do Chile.
B - Paraguai e Bolívia.
C - Brasil e Venezuela.
D - norte de Guatemala, Honduras Britânica e sudeste do México.
E - Andes peruanos.
5) (CEFET/PR) “Quipos”, cordões com nós para registro de acontecimentos importantes, eram usados pelos: 
A - astecas;
B - toltecas; 
C - maias;
D - incas;
E - zapotecas.
6) (UFRJ) A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:
A - ao México;
B - ao Caribe;
C - ao litoral pacífico dos EUA;
D - ao Peru;
E - à Venezuela.
7)  (UFES) "Os astecas (azteca) ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. [...] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria." SOUSTELLE, J. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto:
A - A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.
B - Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e pólo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo a expansão do poderio asteca.
C - A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas junto às margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.
D - A sociedade asteca era dominada por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas funções militares ou civis) e a dos sacerdotes, sendo que no ápice encontramos o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.
E - A monarquia asteca, embora possuísse origem divina, era constantemente desafiada pela população rural por conta da sobrecarga de tributos exigidos, razão pela qual, quando da chegada de Cortez ao México, Tenochtitlán era palco de uma violenta guerra civil liderada por camponeses dos distritos vizinhos.
8) Povos que se organizavam em cidades-estados, criaram sistema próprio de escrita e tinha conhecimento sobre arquitetura, matemática e astronomia:
a) aruaques
b) jês
c) tupis-guaranis
d) maias 
e) patagônios
9)  Na época da chegada do colonizador espanhol no final do século XV a civilização maia estava em processo de dominação pelos:
a) astecas 
b) incas
c) caraíbas
d) aruaques
e) iroqueses
10) Sua economia baseava-se no cultivo de milho, batata e tabaco. Desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre, sabia trabalhar metais preciosos, como ouro e prata, e utilizavam a lhama como animal de carga:
 a) os maias
b) os astecas
c) os incas 
d) os tupis-guaranis
e) os caraíbas
11) Os povos maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:
a) a selvageria
b) a barbárie
c) a transição de selvagem para barbárie
d) a civilização
e) o Paleolítico
 
Gabarito:
1) B     2) E   3) 22    4) D   5) D    6) A     7) E    8) D     9) A    10) C   11) D
REFERÊCIA:
 http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013
 

7 comentários:

  1. Quem é que estava no cumi ???? Respondam por favor! Iran me ajudar muitoo

    ResponderExcluir
  2. Brigada Nossa Tava Agarrada com essa atividades Vlw 😘

    ResponderExcluir
  3. cerca de um século depois da queda do Império Tolteca e de sua capital Tula, ocorrida no século XIII da Era Cristã, os astecas fundaram Tenochtitlán e a cidade que gradualmente passou a impor hegemonia sobre outras Cidades-Estados.

    Essa afirmação esta correta?

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página