terça-feira, 9 de abril de 2013

ALGUMAS QUESTÕES SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL




1)O que foi a Revolução Industrial?
A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na vida humana. Iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não só econômicos, mas culturais, políticos e principalmente sociais. O mundo deixa a era agrícola e entra na era industrial que traz consigo a modernidade.
2)O QUE É UMA INDÚSTRIA? Indústria é a transformação da matéria prima (animal, como a lã; vegetal, como o trigo; ou mineral, como a pedra) em produtos que podem ser utilizados pelo homem.
3) COMO SE FAZ ESSA TRANSFORMAÇÃO DA MATERIA PRIMA? A transformação de matérias-primas em produtos úteis ao homem passou por três formas básicas:
  1. ARTESANATO: é a forma mais simples de produção industrial. Nesse sistema, o artesão faz tudo. O tecelão por exemplo fazia o fio e o tecia; o sapateiro preparava o couro, cortava-o e o costurava produzindo o sapato.
  2. MANUFATURA: caracterizava-se por um grande número de trabalhadores reunidos num determinado local e na especialização do trabalho; cada trabalhador realizava uma atividade específica.
  3. MECANIZAÇÃO: utilização de máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem; esta é a forma mais complexa da industrialização.

4)O QUE EXIGIU O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO?
 Desenvolvimento técnico e científico; investimento de grandes somas de dinheiro; fornecimento de matérias primas; e  consumidores para os produtos transformados.

5)O QUE MUDOU COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
 A passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
 A mecanização da indústria e da agricultura;
 O desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor;
 O desenvolvimento dos transportes e das comunicações; e
 A expansão do capitalismo, que passou a controlar quase todos os ramos da atividade econômica.
6) Tomando a formação das fábricas como contexto, explique as condições de trabalho dos operários durante as primeiras décadas da Revolução Industrial.
Nessa fase inicial, observamos que os trabalhadores das fábricas viviam em péssimas condições e eram submetidos a longas jornadas. A falta de segurança e o próprio desgaste da rotina fabril acabavam por gerar diversos acidentes em que alguns operários perdiam suas vidas ou se tornavam inválidos. Além disso, percebemos a inserção de famílias inteiras que trabalhavam para superar as limitações impostas pelos baixos salários oferecidos pelos proprietários das empresas.
7)Pensando a Revolução Industrial como uma transformação de ordem tecnológica, destaque algumas das descobertas que contribuíram para a chamada Primeira Revolução Industrial.
Entre outras invenções, a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento dos teares mecânico e hidráulico, que conseguiam produzir vários quilos de lã com os cuidados de um mesmo trabalhador. Nessa época, a locomotiva e o barco a vapor estabeleciam maiores ganhos com a diminuição dos custos e do tempo gasto no escoamento de matéria-prima e produtos manufaturados para diferentes territórios.
8)COMO UM CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES TÃO REVOLUCIONÁRIAS E PROFUNDAS FORAM POSSÍVEIS?
O desenvolvimento industrial foi favorecido por várias circunstâncias:
 as inovações da época da revolução comercial (na fase final da idade média), com a invenção do relógio de pêndulo, do termômetro, da bomba aspirante, da roda de fiar, do tear para fazer meias, os melhoramentos na fundição de metais e na obtenção do bronze;
 a disponibilidade de capitais, resultante do acumulo de riquezas na Europa com a expansão marítima e comercial (entre 1400 e 1700), que levou a burguesia a procurar novas atividades para investir seu capital;
 o mercantilismo que, com a finalidade de aumentar as exportações e conseguir uma balança comercial favorável, estimulou a produção de manufaturas;
 novos mercados consumidores, proporcionando uma procura cada vez maior de produtos industriais, graças à formação dos impérios coloniais e ao aumento da população européia; e
 o liberalismo econômico que, defendendo a liberdade nas atividades econômicas, contribuiu para a abolição das restrições impostas pelo mercantilismo ao comércio e às indústrias.
9)A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial, favorecida por vários fatores:
 o grande acumulo de capitais resultante da Revolução Comercial;
 a existência de uma grande liberdade econômica para a burguesia, principalmente após a Revolução Gloriosa de 1668;
 a existência de um vasto império colonial fornecedor de matérias-primas e consumidor de produtos manufaturados;
 a existência de uma poderosa marinha mercante que trazia matérias-primas e transportava produtos industrializados às mais distantes regiões do mundo; e
 o clima favorável à industria de tecidos e a existência de grandes reservas de carvão mineral, utilizados como combustível.
10)Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida?
Na medida em que as máquinas se desenvolveram, observamos que o operário se especializou em uma função única de todo o processo de produção. Sendo geralmente simples e repetitiva, a ação envolvida em sua função específica era remunerada por um valor irrisório, que correspondia a uma parte mínima de toda a riqueza que ele ajudou a constituir ao longo daquele dia. 

11)Por que podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse a dianteira na Revolução Industrial?
Ao determinar a limitação do poder real em seu país, a Revolução Inglesa foi de suma importância para que a burguesia fosse claramente beneficiada pela atuação de seu parlamento. Entre os séculos XVII e XVIII, observamos a adoção de uma série de políticas que contribuíram para a expansão de sua economia, o acúmulo de capitais e o desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a expansão da produção de produtos manufaturados.

BIBLIOGRAFIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página