INTRODUÇÃO
1)Quais são
as palavras de ordem usadas na França durante o processo conhecido hoje revolução francesa?
Liberdade, igualdade e fraternidade.
SOCIEDADE FRANCESA
1)Por volta
de 1789, a França tinha cerca de 25 milhões de habitantes, era o pais mais
populoso da Europa Ocidental. Era governado por um rei absolutista e formado
por três estados. Explique detalhadamente
as divisões dos estados e por quem ele é constituído.
Primeiro estado Divide-se em alto
clero e Baixo clero.
Alto clero-> Reunia
bispo abades e cônegos nascidos em famílias nobres.
Baixo clero-> Era
composto de sacerdotes responsáveis pelas paroquias mais pobres.
Segundo estado composto da nobreza
cortesã, provincial e togada.
Nobreza cortesã-> Viviam no palácio de
Versalhes, sede da corte francesa.
Sua vida luxuosa girava em torno do rei recebendo pensões do estado sem
precisar trabalhar
Nobreza provincial-> Era
um grupo as vezes empobrecidos que viviam a custa do trabalho e dos tributos
pagos pelos camponeses pelo uso da terra.
Nobreza togada-> Era burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e
cargos políticos e administrativos.
Terceiro estado Reunia a maioria da
população, ou seja mais de 24 milhões de pessoas em diferentes grupos alta
burguesia e baixa burguesia.
Alta
burguesia-> Com
interesse ligados aos bancos, as grandes manufaturas e ao comercio externo.
Profissionais liberais como médicos advogados, professores pequenos
comerciantes e artesão.
Pequena Burguesia -> Completavam
o grupo social burguês. Tinha certa autonomia, sendo donos de seus próprios
negócios e explorando o trabalho de outras pessoas. Trabalhadores rurais e urbanos também compunham o terceiro estado camponeses e os Sans-Cullottes.
Camponeses-> Representavam
cerca de 80% da população podia variam entre os donos de propriedades até
aquele que trabalhava como homem livre, semilivre e servo ( este ainda preso ás
obrigações feudais )
Sans-Cullottes -> Camada
social urbana pertencente ao terceiro
estado, composta de aprendizes, assalariados, desempregados marginalizados.
CRISE SOCIAL ECONÔMICA
3)Em meados do século XVIII a economia francesa começou a
apresentar sinais de crise, agravada pelos conflitos em que a França se
envolveu na Europa e na América. Que conflitos eram esses?
Guerra
dos sete anos e a Guerra de Independência
das 13 colônias inglesas
4) Como era a economia da França?
Agraria
5) Por que a produção dos camponeses não atendia ás
necessidades de todos os franceses?
Devido
as variações climáticas, como secas e inundações.
6) Qual a consequência da pouca produção a agrária?
Preços
elevados, fome e miséria
7)As manufaturas têxteis também
estavam enfrentando dificuldades por que?
Por
causa da concorrência dos tecidos
ingleses, que eram mais baratos e de melhor qualidade.
8) Qual a implicação das dificuldades
das manufaturas têxteis para os trabalhadores?
Os
trabalhadores ficaram desempregados aumentando o numero de marginalizados e
famintos.
9) Com a crise econômica os
privilégios dos nobres foi revisto? Como
era a vida desses nobres?
Os
privilégios não foi revisto, continuava do mesmo jeito. Eles não pagavam
impostos, tinham exclusividades para
exercer cargos públicos e recebiam pensões do estado sem desempenhar nenhuma
função
10) Os membros do terceiros estado
continuavam pagando sozinhos os impostos e sustentando os privilégios dos
outros estados . Revoltados , eles começaram a se organizar tendo como lema:
A
igualdade jurídica
11) Setores da burguesia tinham cada
vez mais consciência de seus interesses e defendiam mudanças na sociedade e no
estado francês , para isso eles combatiam:
Absolutismo
monárquico, a excessiva intervenção na economia, a intolerância religiosa e os
privilégios da nobreza e do clero.
12) As ideias de luta da burguesia
inspiravam-se em?
No
iluminismo
13) Onde essas ideias eram debatidas
?
Salões,
cafés e lojas maçônicas.
REAÇÃO ARISTOCRÁTICA
1) Para contorna a grave crise econômica e aumentar a arrecadação do estado, o rei
Luís XVI tinhas alguma alternativas: criar novos tributos a serem pagos pelo
terceiro estado, ou então cobrar imposto
da nobreza e do clero. Convocou a Assembleia dos notáveis que reuniu os membros mais destacados do primeiro e do segundo estado,
os notáveis, discutiam a criação de
novos tributos. Em 1787, vendo seus privilégios ameaçados, a nobreza e o
clero pressionaram o rei para convocar a Assembleia dos estados gerais. Qual o
objetivo do rei Luís XVI Convocar a Assembleia dos estados gerais?
Objetivo de obrigar o terceiro estado assumir os
novos tributos.
2) O que é Assembleia dos estados gerais?
Era uma antiga instituição parlamentar que não se
reunia havia 175 anos. Dela participava representantes dos três estados, que
podiam opinar mais não tinham poder de decisão.
3) Na pratica como funcionava o sistema de voto na assembleia dos estados
gerais?
Em seu sistema de votação, cada estado tinha
direito a um voto na pratica, o clero e a
nobreza, unidos representavam sempre dois votos, contra o terceiro
estado.
4) Quais
as razoes principais, que a convocação do estados gerais acabou se
voltando contra os interesses dos privilegiados e do absolutismo monárquico ?
Primeiro, porque a nobreza subestimou a força e a
capacidade politica do terceiro estado. Segundo, porque, em meio grave crise
econômica, a fome e ao desemprego, as eleições para escolha dos deputados aos
Estados Gerais ocorreram em um clima de muitas discursão sobre reivindicações do numero de
representantes do terceiro estado, o fim das prisões arbitrarias, liberdade de
impressa e definição exata dos direitos dos monarcas, para evitar os constantes
abusos .
DOS ESTADOS GERAIS A
ASSEMBLEIA CONSTITUINTE
1)No inicio de maio de 1789 os deputados
eleitos para a Assembleia dos estados
gerais reuniram no palácio de Versalhes. A nobreza e clero queriam votar os
projetos mantendo o sistema tradicional, o terceiro estado não aceitou. Como
ficou a votação após essa reivindicação?
O terceiro estado exigiu a contagem individual dos
votos, ou seja, um voto por deputado fazendo suas decisões, pois antes valia um
voto por estado, sendo que segundo e o primeiro estado se uniam representando
dois votos, contra um do terceiro estado.
2) Os conservadores da nobreza e do clero apoiados pelo rei não
concordaram com as mudanças, o que provocou?
A paralização dos trabalhos
3)Em 17 de junho de 1789, acompanhados de
alguns membros e da nobreza, os representantes do terceiro estado proclamaram a assembleia nacional com
qual objetivo?
Elaborar uma constituição para a França, que se
opunham ao poder do rei absolutista e contrariava as leis vigentes no país.
TOMADA DE BASTILHA
1) o que rei fez para tentar impedir a Assembleia Nacional?
Para afastar o risco que seu poder e sua
autoridade sofriam, orei ordenou o fechamento da sala de reuniões , visando
dissolver a Assembleia nacional.
2) Qual foi a reação da burguesia e
do terceiro estado?
Transferiram suas atividades um salão de jogos do
palácio, ficaram reunidos até cumprir seus objetivos
3) O que era a
Bastilha?
Velha prisão, símbolo do poder absolutista do rei
. Para lá eram levados, além de criminosos comuns, opositores a monarquia.
4) o que foi o
grande medo?
Em algumas regiões grupos de populares perseguiram e mataram membros da nobreza.
5) Em 4 de agosto
de 1789, o regime feudal foi abolido na assembleia, eliminado os direitos
senhoriais sobre os camponeses e privilégios tributários do clero e da nobreza.
Qual era objetivo da assembleia ao abolir o regime feudal?
Era acamar os ânimos dos grupos revolucionários
que agiam na França massacrando nobres e tomando seus bens.
6)Quais os principais pontos da
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Respeito-> pela dignidade humana
Liberdade -> de pensamento e opinião
Igualdade-> dos cidadãos perante a lei
Direito a propriedade individual
Direito de resistência a opressão politica
7) Qual a diferença entre o antigo regime e a revolução francesa?
Com Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
e outros documentos escritos ao longo da revolução francesa foram importantes
para transformar a educação politica dos franceses. Enquanto no antigo regime
havia súditos, educados para obedecer ao soberano, agora passava haver cidadãos
lutando pelo direito de pensar livremente e de participar da politica. Isso
representou uma mudança revolucionaria na politica.
REDUÇÃO DO PODER DO
CLERO
1) O que foi a constituição civil do
clero?
Esse documento permitiu o confisco de terras das
igrejas e subordinou o clero francês á
autoridade civil do estado.
2) Qual foi a reação do papa a constituição
civil do clero?
O papa não aceitou as determinações da assembleia. Os sacerdotes e fieis tiveram
que escolher entre permanecer na França e aceita as novas leis ou combater os
revolucionários, muitos se refugiaram no exterior e decidiram organizar tropas
para reagir contra a revolução.
MONARQUIA
CONSTITUCIONAL
1)A França tornou-se uma monarquia constitucional,
na qual o grupo mais poderoso era?
Alta burguesia
2) Cite os pontos principais da
constituição francesa;
Sociedade->
Foi estabelecida a igualdade
jurídica entre todos os indivíduos, extinguindo-se os privilégios do
clero e da nobreza. Mas nas colônias a escravidão continuou, atendendo aos
senhores que mantinham negócios com a França.
Economia-> A liberdade de produção e de
comercio sem interferência do estado. Proibiu greve dos trabalhadores.
Religião-> Liberdade de crença, separação da
igreja e estado e tornou os bens do clero propriedades publicas.
Politica-> Foram criados três poderes:
legislativo, Executivo e Judiciário, e garantia de sua representação pelo voto,
que foi dividido em duas categorias ativos( renda mais alta) tinham direito ao voto e o outro passivos( trabalhadores, desempregados e
mulheres) que constituíam 80% da
população sem direito a voto
3) Qual foi a colônia francesa que se
revoltou contra a escravidão e que 1804 conquista sua independência?
Haiti
REAÇÃO CONTRARREVOLUCIONÁRIO
1)Qual foi a reação do rei Luís XVI ?
O rei Luís XVI não aceitou perder seus poderes
absolutistas e passou a combater a
Revolução fazendo contatos com nobres franceses que haviam fugido e com
monarcas da Áustria e da Prússia que
também se sentiam ameaçados.
2) Porque os monarcas da Áustria e da
Prússia se sentiam ameaçados?
Porque governavam de maneira absolutistas.
3) Qual o objetivo dos contrarrevolucionários?
Era organizar um exercito que invadiria o
território francês, restabelecendo o antigo regime.
4) Qual os dois países que ajudou a família
real francesa enviando um exercito?
Áustria e da Prússia
5) Para defender o pais, lideres da revolução
fizeram apelos a todos os cidadãos lutassem. Quem era esses lideres da
revolução?
Georges-Jacques Danton e Jean- Paul Marat
6)Em 20 de setembro de 1792, o exercito da
Áustria e Prússia foi derrotado pela tropas francesas. Qual e o nome dessa
batalha?
Batalha de Valmy
REPUBLICA
1)Com a proclamação da republica, a assembleia nacional foi
substituída por qual?
Convenção nacional
2)Qual a missão da
convenção nacional?
Elaborar uma nova constituição
3)Na
republica francesa quais as forças politicas mais importantes?
Girondinos-> representavam a alta burguesia e
defendiam posições moderadas, temendo que as camadas populares assumissem o
controle da revolução.
Jacobinos-> representavam a pequena
burguesia e o proletariado de Paris. Defendiam posições mais radicais e de interesses
popular, sendo por isso apoiado pelos sans- culotes
Planície-> representava principalmente a
burguesia financeira. Mudava de posição constantemente, de acordo com sua conveniência,
apoiava quem estivesse no poder.
4) Quais foram os revoltosos que conseguiram a execução do
rei absolutista? E qual era seu partido?
Foram os jacobinos e
os revoltosos eram Robespierre e Louis Antoine Leon de Saint-Just
5) o que representou a morte dos reis absolutistas para os
girondinos?
A derrota e a tomada de poder dos jacobinos
DITADURA JACOBINA
1) O que representou a execução do
rei na França ?
Provocou revolta dos girondinos e uma
reorganização das forças absolutistas estrangeiras.
2) O que os Jacobinos fizeram para contra
atacar os girondinos
Convocaram milhares de jovens entre 16 e 17 anos
trazidos de toda parte da França onde recebiam treinamento militar e
ensinamentos para exaltar os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
3) Explique:
a) Comitê de salvação
Responsável pelo controle do exercito e da
administração publica.
b) Tribunal revolucionário
Encarregado de prender e punir quem fosse considerado
traidor da causa revolucionaria.
c) Fase do terror
Ditadura instalada pelos jacobinos liderados por
Robespierre.
4) Como foi o governo de Robespierre?
Procurou atender aos interesses de diferentes tendências
politicas.
5) Quais as reivindicações populares?
Tabelamento dos preços dos alimentos, aumento dos
imposto dos mais ricos, proteção do estado para os pobres e idosos e
desempregados.
6) Quais forças politicas estavam insatisfeitos
com governo de Robespierre? E que aconteceu com Robespierre?
Girondinos, planície e sans-cullotes. Robespierre foi preso e
guilhotinado
7) Quais as consequências da ditadura jacobina?
A ditadura jacobina e considerado o período mais
radical da revolução, mas o momento de sua consolidação. Com a constituição conquistaram
direito ao voto, direito a rebelião direito ao trabalho. Estabelecimento dos
preços e da moeda. Houve ordem interna,
sufocando todas as revoltas. Impediram a invasão de estrangeiros.
DIRETÓRIO
1)Com a morte de Robespierre, qual
partido comandava a Convenção Nacional? E qual foi a primeira medida?
Girondinos (Alta Burguesia). A primeira medida uma
nova constituição?
2)O que a nova constituição declarava?
Que o pais continuaria uma republica só que agora
controlada pelo diretório, composto de cinco membros eleitos pelo legislativo.
3)Quantos anos o diretório vigorou? E
o que fragmentou o diretório?
4 anos de 1795 a 1799. Disputas internas
monarquistas e jacobinos
4)Em meio a situação de disputas de
monarquista e jacobinos um jovem general deu um golpe contra o governo do diretório.
Quem foi esse general?
O GOLPE DE 18 BRUMÁRIO
1)O que foi o golpe 18 Brumário?
Foi o golpe pelo general Napoleão Bonaparte deu contra
o governo do diretório, Invalidando o e estabelecendo um novo governo o
consulado.
Perguntas perfeitas!
ResponderExcluirObrigado!!!
Excluirobrigado!
ExcluirMinha professora de história pegou todas as perguntas da qui...é eu peguei todas as respostas aqui sksk
Excluirpo valew
Excluirobligaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuh
brigado :)
ResponderExcluiròtimas peguntas
ResponderExcluirme salvou ! obg!
ExcluirOi gata
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns, ótimas perguntas e respostas fáceis de compreender. Obrigada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiramei vai me ajudar no trabalho de escola
ResponderExcluirMuito obrigada você não tem noção de como isso me ajudou a entender a matéria, novamente obrigada.
ResponderExcluirMuito obrigada você não tem noção de como isso me ajudou a entender a matéria, novamente obrigada.
ResponderExcluirParabéns pelo site
ResponderExcluirParabéns pelo site
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou bastante, parabéns pelo site!
ResponderExcluirObrigada, site ótimo ajudou muito ...
ResponderExcluirObrigada, site ótimo ajudou muito ...
ResponderExcluirDurante o processo revolucionario o que o terceiro estado fez contra as atitudes do rei ?
ResponderExcluirPreciso muito dessa resposta não encontro em lugar nenhum
adorei as perguntas
ResponderExcluiroooh
ResponderExcluirobrigado você me ajudou hoje em 2018
ResponderExcluir20 perguntas Faz 20 perguntas com respostas sobre a planície da Revolução Francesa por favor é porque eu preciso dela urgentemente
ResponderExcluirObrigado mano você e foda, continue trazendo mais questoes
ResponderExcluirObrigado me ajudou meu professor pegou todas as questões e perguntas daqui e so fiz copiar obgd!
ResponderExcluirAqui fala tudo sobre a revolução francesa? Essas perguntas é respostas
ResponderExcluirSim.
ExcluirObrigado tinha que fazer um dever Itaú
ResponderExcluirMuito obrigada faleu
ResponderExcluirmuito obrigado
ResponderExcluirMe ajudou,bastante na preparação para o enen
ResponderExcluirNossa amei essas perguntas
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluir