terça-feira, 4 de junho de 2013

REVOLUÇÂO FRANCESA ( questoes perguntas e respostas)




INTRODUÇÃO

1)Quais são as palavras de ordem usadas na França durante o processo  conhecido hoje revolução francesa?
Liberdade, igualdade e fraternidade.

SOCIEDADE FRANCESA

1)Por volta de 1789, a França tinha cerca de 25 milhões de habitantes, era o pais mais populoso da Europa Ocidental. Era governado por um rei absolutista e formado por três estados. Explique detalhadamente  as divisões dos estados e por quem ele é constituído.
Primeiro estado   Divide-se em alto clero e  Baixo clero.
 Alto clero-> Reunia bispo abades e cônegos nascidos em famílias nobres.
Baixo clero-> Era composto de sacerdotes responsáveis pelas paroquias mais pobres.
Segundo estado  composto da nobreza cortesã, provincial e togada.
Nobreza cortesã->  Viviam no palácio de Versalhes, sede da corte francesa. Sua vida luxuosa girava em torno do rei recebendo pensões do estado sem precisar trabalhar
Nobreza  provincial-> Era um grupo as vezes empobrecidos que viviam a custa do trabalho e dos tributos pagos pelos camponeses pelo uso da terra.
Nobreza togada-> Era burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos.
Terceiro estado  Reunia a maioria da população, ou seja mais de 24 milhões de pessoas em diferentes grupos alta burguesia e baixa burguesia.
 Alta burguesia-> Com interesse ligados aos bancos, as grandes manufaturas e ao comercio externo. Profissionais liberais como médicos advogados, professores pequenos comerciantes e artesão.
Pequena Burguesia -> Completavam o grupo social burguês. Tinha certa autonomia, sendo donos de seus próprios negócios e explorando o trabalho de outras pessoas. Trabalhadores rurais e urbanos também compunham o terceiro estado  camponeses e os Sans-Cullottes.
Camponeses-> Representavam cerca de 80% da população podia variam entre os donos de propriedades até aquele que trabalhava como homem livre, semilivre e servo ( este ainda preso ás obrigações feudais )
Sans-Cullottes -> Camada social urbana pertencente ao  terceiro estado, composta de aprendizes, assalariados, desempregados marginalizados.


CRISE SOCIAL ECONÔMICA 

3)Em meados  do século XVIII a economia francesa começou a apresentar sinais de crise, agravada pelos conflitos em que a França se envolveu na Europa e na América. Que conflitos eram esses?
Guerra dos sete anos e a Guerra de Independência  das 13 colônias inglesas
4) Como era a economia da França?
Agraria
5) Por que  a produção dos camponeses não atendia ás necessidades de todos os franceses?
Devido as variações climáticas, como secas e inundações.
6) Qual   a consequência da pouca produção a agrária?
Preços elevados, fome e miséria
7)As manufaturas têxteis também estavam enfrentando dificuldades por que?
Por causa da concorrência  dos tecidos ingleses, que eram mais baratos e de melhor qualidade.
8) Qual a implicação das dificuldades das manufaturas têxteis para os trabalhadores?
Os trabalhadores ficaram desempregados aumentando o numero de marginalizados e famintos.
9) Com a crise econômica os privilégios dos  nobres foi revisto? Como era a vida desses nobres?
Os privilégios não foi revisto, continuava do mesmo jeito. Eles não pagavam impostos, tinham exclusividades  para exercer cargos públicos e recebiam pensões do estado sem desempenhar nenhuma função
10) Os membros do terceiros estado continuavam pagando sozinhos os impostos e sustentando os privilégios dos outros estados . Revoltados , eles começaram a se organizar tendo como lema:
A igualdade jurídica
11) Setores da burguesia tinham cada vez mais consciência de seus interesses e defendiam mudanças na sociedade e no estado francês , para isso eles combatiam:
Absolutismo monárquico, a excessiva intervenção na economia, a intolerância religiosa e os privilégios da nobreza e do clero.
 12) As ideias de luta da burguesia inspiravam-se em?
No iluminismo
13) Onde essas ideias eram debatidas ?
Salões, cafés e lojas maçônicas. 

REAÇÃO ARISTOCRÁTICA

1) Para contorna a grave  crise econômica  e aumentar a arrecadação do estado, o rei Luís XVI tinhas alguma alternativas: criar novos tributos a serem pagos pelo terceiro estado, ou então cobrar  imposto da nobreza e do clero. Convocou a Assembleia dos notáveis que reuniu  os membros mais  destacados do primeiro e do segundo estado, os notáveis, discutiam a criação de   novos tributos. Em 1787, vendo seus privilégios ameaçados, a nobreza e o clero pressionaram o rei para convocar a Assembleia dos estados gerais. Qual o objetivo do rei Luís XVI Convocar a Assembleia dos estados  gerais?
Objetivo de obrigar o terceiro estado assumir os novos tributos.
2) O que é Assembleia dos estados gerais?
Era uma antiga instituição parlamentar que não se reunia havia 175 anos. Dela participava representantes dos três estados, que podiam opinar mais não tinham poder de decisão.
3) Na pratica como funcionava  o sistema de voto na assembleia dos estados gerais?
Em seu sistema de votação, cada estado tinha direito a um voto na pratica, o clero e a  nobreza, unidos representavam sempre dois votos, contra o terceiro estado.
4) Quais  as razoes principais, que a convocação do estados gerais acabou se voltando contra os interesses dos privilegiados e do absolutismo monárquico ?
Primeiro, porque a nobreza subestimou a força e a capacidade politica do terceiro estado. Segundo, porque, em meio grave crise econômica, a fome e ao desemprego, as eleições para escolha dos deputados aos Estados Gerais ocorreram em um clima de muitas discursão  sobre reivindicações do numero de representantes do terceiro estado, o fim das prisões arbitrarias, liberdade de impressa e definição exata dos direitos dos monarcas, para evitar os constantes abusos .

DOS ESTADOS GERAIS A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE

1)No inicio de maio de 1789 os deputados eleitos para  a Assembleia dos estados gerais reuniram no palácio de Versalhes. A nobreza e clero queriam votar os projetos mantendo o sistema tradicional, o terceiro estado não aceitou. Como ficou a votação após essa reivindicação?
O terceiro estado exigiu a contagem individual dos votos, ou seja, um voto por deputado fazendo suas decisões, pois antes valia um voto por estado, sendo que segundo e o primeiro estado se uniam representando dois votos, contra um do terceiro estado.
2) Os conservadores  da nobreza e do clero apoiados pelo rei não concordaram com as mudanças, o que provocou?
A paralização dos trabalhos
3)Em 17 de junho de 1789, acompanhados de alguns membros e da nobreza, os representantes do terceiro  estado proclamaram a assembleia nacional com qual objetivo?
Elaborar uma constituição para a França, que se opunham ao poder do rei absolutista e contrariava as leis vigentes no país.
TOMADA DE BASTILHA

1) o que rei fez  para tentar impedir a Assembleia Nacional?
Para afastar o risco que seu poder e sua autoridade sofriam, orei ordenou o fechamento da sala de reuniões , visando dissolver a Assembleia nacional.
2) Qual foi a reação da burguesia e do terceiro estado?
Transferiram suas atividades um salão de jogos do palácio, ficaram reunidos até cumprir seus objetivos
3) O que era a Bastilha?
Velha prisão, símbolo do poder absolutista do rei . Para lá eram levados, além de criminosos comuns, opositores a monarquia.
4) o que foi o grande medo?
Em algumas regiões grupos de populares  perseguiram e mataram membros da nobreza.
5) Em 4 de agosto de 1789, o regime feudal foi abolido na assembleia, eliminado os direitos senhoriais sobre os camponeses e privilégios tributários do clero e da nobreza. Qual era objetivo da assembleia ao abolir o regime feudal?
Era acamar os ânimos dos grupos revolucionários que agiam na França massacrando nobres e tomando seus bens.
6)Quais os principais pontos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Respeito-> pela dignidade humana
Liberdade -> de pensamento e opinião
Igualdade-> dos cidadãos perante a lei
Direito a propriedade individual
Direito de resistência a opressão politica
7) Qual a diferença  entre o antigo regime e a revolução francesa?
Com Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e outros documentos escritos ao longo da revolução francesa foram importantes para transformar a educação politica dos franceses. Enquanto no antigo regime havia súditos, educados para obedecer ao soberano, agora passava haver cidadãos lutando pelo direito de pensar livremente e de participar da politica. Isso representou uma mudança revolucionaria na politica.

REDUÇÃO DO PODER DO CLERO

1) O que foi a constituição civil do clero?
Esse documento permitiu o confisco de terras das igrejas e subordinou o clero francês  á autoridade civil do estado.
2) Qual foi a reação do papa a constituição civil do clero?
O papa não aceitou as determinações  da assembleia. Os sacerdotes e fieis tiveram que escolher entre permanecer na França e aceita as novas leis ou combater os revolucionários, muitos se refugiaram no exterior e decidiram organizar tropas para reagir contra a revolução.
MONARQUIA CONSTITUCIONAL
1)A França tornou-se uma monarquia constitucional, na qual o grupo mais poderoso era?
Alta burguesia
2) Cite os pontos principais da constituição francesa;
Sociedade->  Foi estabelecida a igualdade  jurídica entre todos os indivíduos, extinguindo-se os privilégios do clero e da nobreza. Mas nas colônias a escravidão continuou, atendendo aos senhores que mantinham negócios com a França.
Economia-> A liberdade de produção e de comercio sem interferência do estado. Proibiu greve dos trabalhadores.
Religião-> Liberdade de crença, separação da igreja e estado e tornou os bens do clero propriedades publicas.
Politica-> Foram criados três poderes: legislativo, Executivo e Judiciário, e garantia de sua representação pelo voto, que foi dividido em duas categorias ativos( renda mais alta)   tinham direito ao voto e o outro  passivos( trabalhadores, desempregados e mulheres) que constituíam 80%  da população sem direito a voto
3) Qual foi a colônia francesa que se revoltou contra a escravidão e que 1804 conquista sua independência?
Haiti
REAÇÃO CONTRARREVOLUCIONÁRIO

1)Qual foi a reação do rei Luís XVI ?
O rei Luís XVI não aceitou perder seus poderes absolutistas e passou a  combater a Revolução fazendo contatos com nobres franceses que haviam fugido e com monarcas da Áustria  e da Prússia que também se sentiam ameaçados.
2) Porque os monarcas da Áustria e da Prússia  se sentiam ameaçados?
Porque governavam de maneira absolutistas.
3) Qual o objetivo dos contrarrevolucionários?
Era organizar um exercito que invadiria o território francês, restabelecendo o antigo regime.
4) Qual os dois países que ajudou a família real francesa enviando um exercito?
Áustria e da Prússia 
5) Para defender o pais, lideres da revolução fizeram apelos a todos os cidadãos lutassem. Quem era esses lideres da revolução?
Georges-Jacques Danton e Jean- Paul Marat
6)Em 20 de setembro de 1792, o exercito da Áustria e Prússia foi derrotado pela tropas francesas. Qual e o nome dessa batalha?
Batalha de Valmy

REPUBLICA 

1)Com a proclamação da republica, a assembleia nacional foi substituída por qual?
Convenção nacional
  2)Qual a missão da convenção nacional?
Elaborar uma nova constituição
 3)Na republica francesa quais as forças politicas mais importantes?
Girondinos-> representavam a alta burguesia e defendiam posições moderadas, temendo que as camadas populares assumissem o controle da revolução.
Jacobinos-> representavam a pequena burguesia e o proletariado de Paris. Defendiam posições mais radicais e de interesses popular, sendo por isso apoiado pelos sans- culotes
Planície-> representava principalmente a burguesia financeira. Mudava de posição constantemente, de acordo com sua conveniência, apoiava quem estivesse no poder.
4) Quais foram os revoltosos que conseguiram a execução do rei absolutista? E qual era seu partido?
Foram os jacobinos e  os revoltosos eram Robespierre e Louis Antoine Leon de Saint-Just
5) o que representou a morte dos reis absolutistas para os girondinos?
A derrota e a tomada de poder dos jacobinos


DITADURA JACOBINA

1) O que representou a execução do rei na França ?
Provocou revolta dos girondinos e uma reorganização das forças absolutistas estrangeiras.
2) O que os Jacobinos fizeram para contra atacar os girondinos
Convocaram milhares de jovens entre 16 e 17 anos trazidos de toda parte da França onde recebiam treinamento militar e ensinamentos para exaltar os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
3) Explique:
a) Comitê de salvação
Responsável pelo controle do exercito e da administração publica.
b) Tribunal revolucionário
Encarregado  de prender e punir quem fosse considerado traidor da causa revolucionaria.
c) Fase do terror
Ditadura instalada pelos jacobinos liderados por Robespierre.
4) Como foi o governo de Robespierre?
Procurou atender aos interesses de diferentes tendências politicas.
5) Quais as reivindicações  populares?
Tabelamento dos preços dos alimentos, aumento dos imposto dos mais ricos, proteção do estado para os pobres e idosos e desempregados.
6) Quais forças politicas estavam insatisfeitos com governo de Robespierre? E que aconteceu com Robespierre?
Girondinos, planície  e sans-cullotes. Robespierre foi preso e guilhotinado
7) Quais  as consequências da ditadura jacobina?
A ditadura jacobina e considerado o período mais radical da revolução, mas o momento de sua consolidação. Com a constituição conquistaram direito ao voto, direito a rebelião direito ao trabalho. Estabelecimento dos preços  e da moeda. Houve ordem interna, sufocando todas as revoltas. Impediram a invasão de estrangeiros.

DIRETÓRIO

1)Com a morte de Robespierre, qual partido comandava a Convenção Nacional? E qual foi a primeira medida?
Girondinos (Alta Burguesia). A primeira medida uma nova constituição?
2)O que a nova constituição declarava?
Que o pais continuaria uma republica só que agora controlada pelo diretório, composto de cinco membros eleitos  pelo legislativo.
3)Quantos anos o diretório vigorou? E  o que fragmentou o diretório?
4 anos de 1795 a 1799. Disputas internas monarquistas e jacobinos
4)Em meio a situação de disputas de monarquista e jacobinos um jovem general deu um golpe contra o governo do diretório. Quem foi esse general?

O GOLPE DE 18 BRUMÁRIO

1)O que foi o golpe 18 Brumário?
Foi o golpe pelo general Napoleão Bonaparte deu contra o governo do diretório, Invalidando o e estabelecendo um novo governo o consulado.

35 comentários:

  1. Parabéns, ótimas perguntas e respostas fáceis de compreender. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. amei vai me ajudar no trabalho de escola

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada você não tem noção de como isso me ajudou a entender a matéria, novamente obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada você não tem noção de como isso me ajudou a entender a matéria, novamente obrigada.

    ResponderExcluir
  5. muito bom, me ajudou bastante, parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, site ótimo ajudou muito ...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, site ótimo ajudou muito ...

    ResponderExcluir
  8. Durante o processo revolucionario o que o terceiro estado fez contra as atitudes do rei ?


    Preciso muito dessa resposta não encontro em lugar nenhum

    ResponderExcluir
  9. obrigado você me ajudou hoje em 2018

    ResponderExcluir
  10. 20 perguntas Faz 20 perguntas com respostas sobre a planície da Revolução Francesa por favor é porque eu preciso dela urgentemente

    ResponderExcluir
  11. Obrigado mano você e foda, continue trazendo mais questoes

    ResponderExcluir
  12. Obrigado me ajudou meu professor pegou todas as questões e perguntas daqui e so fiz copiar obgd!

    ResponderExcluir
  13. Aqui fala tudo sobre a revolução francesa? Essas perguntas é respostas

    ResponderExcluir
  14. Obrigado tinha que fazer um dever Itaú

    ResponderExcluir
  15. Me ajudou,bastante na preparação para o enen

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página